sexta-feira, 6 de abril de 2007

Oito Princípios do Código de Ética da ACM/IEEE

Os engenheiros de software devem estar convictos a fazer do conjunto da análise, da especificação, do projeto, do desenvolvimento, do teste e da manutenção de software, uma profissão benéfica e respeitada. De acordo com o seu comprometimento com a saúde, segurança, e bem-estar do público, os engenheiros de software devem adotar os oito princípios.

1. Público. Engenheiros de Software devem atuar consistentemente com os interesses públicos.

2. Clientes e empregados. Engenheiros de Software devem atuar de modo a atender os melhores interesses dos seus clientes e empregados, consistentemente com os interesses públicos.

3. Produto. Engenheiros de Software devem assegurar que seus produtos e modificações relacionadas atendam os melhores padrões profissionais possíveis.

4. Julgamento. Engenheiros de Software devem manter a integridade e independência nos seus julgamentos profissionais.

5. Administração. Administradores e líderes de Engenharia de Software devem aderir e promover uma abordagem ética ao gerenciamento do desenvolvimento e manutenção de software.

6. Profissão. Engenheiros de Software devem desenvolver a integridade e reputação da profissão consistentemente com os interesses do público.

7. Coleguismo. Engenheiros de Software devem ser justos e dispostos a auxiliar seus colegas.

8. Identidade. Engenheiros de Software devem participar do aprendizado de suas vidas valorizando a prática da sua profissão e devem promover uma abordagem ética à prática da profissão.”

Um comentário:

Anônimo disse...

" Profissão. Engenheiros de Software devem desenvolver a integridade e reputação da profissão consistentemente com os interesses do público. "

Penso que está passando da hora da informática ser penalisada por falta de ética.

Hoje a falta de ética na informática não traz prejuizo para o culpado e sim para o ususrio.